sexta-feira, junho 24, 2016

Dança de Jornalistas "por motivos vários: profissionais e políticos, sobretudo"...

Observador:

Esta quinta e sexta-feira foram dias de mudança nos órgãos de comunicação social portugueses. Depois de David Dinis sair da direcção da TSF para assumir o mesmo cargo no Público, soube-se que André Macedo, director demissionário do Diário de Notícias, foi escolhido para director-adjunto da RTP, noticiou o Expresso. No seu lugar, à frente do DN, ficará Paulo Baldaia, ex-director da TSF.

André Macedo vai ficar com o pelouro da informação económica da RTP a partir de Agosto. Nessa altura, Paulo Baldaia, antecessor de David Dinis na direcção da TSF, de onde saiu para assumir a área de negócios da Global Media, passará a ser o novo director do Diário de Notícias
.

Esta mudança de cadeiras nos órgãos de informação tem alguma semelhança com o ocorrido há 41 anos...como relatava O Jornal de 16.5.1975, em pleno PREC.
O Diário de Notícias teve como novo director, Saramago, um escritor comunista elevado à categoria de herói nacional por obra e graça de um tal Lara, no tempo de Cavaco Silva.
Dali a pouco, no Verão Quente,  começavam os saneamentos por motivos estritamente políticos, acicatados pelo PCP.

Quanto aos motivos da dança de jornalistas estão logo explicados no primeiro parágrafo: "motivos vários   (políticos e profissionais, sobretudo)". Tal como agora.

3 comentários:

Floribundus disse...

como dizia o Príncipe Siciliano
no Leopardo de Lampedusa

'mudar! mudar! para que tudo fique ...pior'

sicilianos no contra a trac

Lura do Grilo disse...

O Vasco era a muralha d'aço. O Costa é a muralha mediática para tapar o descalabro económico e financeiro que se avizinha.

lusitânea disse...

Agora os jornalistas defendem o direito do povo a africanizar depois de terem ajudado a entregar tudo o que tinha preto e não era nosso.Ai de quem seja contra.Olhem o Mário Machado...

Megaprocessos...quem os quer?