quinta-feira, agosto 01, 2013

A ética é a mentira

Para começar as férias nada como uma pequena reflexão daqueles que ainda a sabem fazer. Jacques Julliard, um intelectual de esquerda, na revista Marianne desta semana ( dedicada ao tema da mentira, em política principalmente), tem estas duas páginas impressionantes sobre a mentira em política.

É ler, uma vez que por cá só um VPV poderia escrever algo semelhante mas com menor brilho, sem tanta extensão intelectual e com cinismo maior.

A reflexão de Julliard ajuda a compreender o caso das "swaps" no Parlamento e como uma questão que queima inteiramente um PS que governou, é transformada em assunto para chamuscar um Governo. Típico e exemplar do modo como a ética é entendida por essa bancada, à esquerda.

5 comentários:

naoseiquenome usar disse...

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3353343

xingado disse...

Sugiro que veja, ou reveja, o filme "l'aventure c'est l'aventure".Percebemos que estas pessoas que gravitam na nossa política não são políticos, passe a redundância, mas sim "especialistas de confusão", tal como os personagens retratados por Claude Lelouch, que é o realizador. Vale a pena ver (ou rever) as cenas:
1- em que dão conta que estar na política é mais vantajoso e menos perigoso que andar a roubar
2- a do comício em África em que as pessoas até lhes batem palmas ao anunciar que tem um Mercedes para vender. O "povo" está ali bem retratado.

São 2h horas de boa disposição e que nos fazem reflectir sobre como chegámos ao ponto onde estamos. Ética? Que é isso? Dá dinheiro? Para quem não sabe tem o inconveniente de estar em Francês...

Boas férias

http://www.youtube.com/watch?v=y_57ounVDbA

naoseiquenome usar disse...

o paralelo pode fazer-se com os casos de doping no desporto. Boas férias.

Unknown disse...

A qualidade dos políticos deixa muito a desejar, mas não será que a raíz do problema está mais no lamaçal em que o jornalismo se tornou? E este caso dos swap é exemplar...
http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/08/implantar-uma-ideia-mascarar-o-defice.html

zazie disse...

Pelso comentários, ia jurar que por aqui ninguém sabe francês...